CONTADOR DE VISITAS

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Primeiro contacto com o Disco

A DESENVOLVER...

Deixava-o cai era tão estranho
Andava a fazer especificos com um ferro de haltere e com pesos de shotput

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O que é o Lançamento do Disco - Breve Discrição

Breve Discrição do Lançamento do Disco?
O lançamento do disco disputa-se num circulo com 2,50m de diametro, com um sector de queda de relva ou areia.
Os Lançamentos do Disco deverão de ser efectuados de um interior de uma gaiola que salvaguarde a segurança dos espectadores, juízes e atletas.
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância maior possível.
O disco é um prato de metal que mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. (Disco senior Masculino)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Caracteristicas do Lançador de Dardo vs Lançador de Disco

CARACTERÍSTICAS DO LANÇADOR DE DARDO
Enquanto o Lançador de peso necessita de força máxima, o lançador de dardo precisa, principalmente de desenvolver a força explosiva (força rápida). Ela é a qualidade física fundamental, decisiva para a eficácia do atleta nesta prova.
A velocidade de um especialista do dardo é importante, mas não pode ser avaliada exclusivamente nos 100 metros rasos.
O que determina o resultado é a capacidade do atleta acelerar nos primeiros 30 metros e obter a velocidade óptima.
A agilidade, importante em todas as provas de lançamento, mas no dardo e no martelo, é maior. Como a primeira parte da corrida é um movimento cíclico e a segunda (ritmo dos cinco passos) é acíclica, há modificação do ritmo, o que exige do atleta um alto grau de agilidade. No lançamento do dardo, a mobilidade é a capacidade de utilizar completamente os movimentos de articulações dos quadris e dos ombros. Das provas de lançamento, os especialistas do lançamento do dardo, são os mais leves. A estatura também é menor, porém todos estes atletas são dotados de velocidade na aplicação da força e com boa agilidade e mobilidade.
São estes atletas possuidores destas características físicas os que têm conseguido resultados de nível mundial. O quadro abaixo mostra os valores médios de idade, estatura e peso dos seis melhores atletas do dardo, nos Jogos Olímpicos de 1972.


VS


CARACTERÍSTICAS DO LANÇADOR DO DISCO
O principal atributo físico para o atleta que se dedica ao lançamento do disco, é a velocidade. Porém, a mobilidade, a agilidade, a estatura, o peso e a idade, também são de importância fundamental. O tipo de movimento do lançamento do disco exige grande habilidade, que permite ao atleta executar, em rigorosas condições competitivas e de modo rápido e correcto, uma acção relativamente complexa no aspecto técnico, como esta.
Para a grande torção exigida, é necessário possuir boa flexibilidade nas articulações dos quadris e dos ombros. A estatura, peso e idade, são também atributos físicos importantes para um atleta que deseja alcançar resultados de nível máximo. Por exemplo os valores médios da estatura/peso dos seis melhores atletas dos Jogos Olímpicos de 1972, foram estes: O pretendente ao nível internacional deve ter pelo menos 1,85m de estatura quando começar o treino de aperfeiçoamento. As mulheres que se dedicam a esta prova, devem ter pelo menos 1,74m. Dada a estatura e considerando o aumento de volume muscular e de força que o treino provoca.

O peso mínimo de um especialista do disco será de 95 a 100 quilos e 70 a 75 para as mulheres.
A experiência mostra que o atleta pode manter-se em boa forma e continuar a obter bons resultados durante bastante tempo. Os melhores resultados costumam ser alcançados entre os 26 e 30 anos de idade.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Não vou treinar para o Dardo

Bem ao que parece o Belenenses tem muitos Lançadores de Dardo, e o Clube está a precisar de um Lançador de Disco e Peso para os Campeonatos de Clubes.

O Gustavo não me vai ensinar a técnica do Dardo, continua a insistir que tenho perfil de Lançador de Disco, que a longevidade de um atleta do Disco é superior ao dos outros lançamentos, e visto estar a começar aos 30, é o mais adequado porque existem ainda bons Discóbolos com idade superior aos 40 anos.

Portanto, deixa ver o que isto dá e como corre...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Os treinos de Ferro no Belenenses

A DESENVOLVER...

Estava habituado a alguns, outros nem por isso

clean
jerk
snatch
saltos barreiras